Sexta, 28 Dezembro 2018 16:25

Retrospectiva 2018 da Secretária Municipal de Educação de Tombos

Na retrospectiva da Secretaria de Educação, os mesmos problemas quanto a crise dificultou muitas ações em 2018, mas com todo o sacrifício, a prefeitura juntamente com a Secretária Valkíria Rosestolato realizou um excelente trabalho frente à educação tombense.
• Pintura da E.M.Emílio Soares e aquisição de uma geladeira nova e bem espaçosa e colocação de câmeras de monitoramento.

• Aquisição de uma geladeira e fogão industrial para o Pré-Escolar Pingo de Luz/Catuné.

• Depois de 8 anos sem portas em suas salas de aula, foram colocadas portas maciças, trocados vidros quebrados das janelas e câmeras de monitoramento para maior segurança na E.M.Marieta G. Bravo

• Processo Seletivo simplificado para o programa Mais Alfabetização, do Governo Federal. Continuação até o mês de julho do Programa Mais Educação, com recurso que sobrou do ano anterior.

• Aquisição de brinquedos, circuito, velotróis, carrinhos de bêbes cavalinhos Upa, Upa e materiais de higiene, para o CMEI Olívia Quintão.

• Capacitação de profissionais no PACTO 2018 em BH e repasse para os demais profissionais.

• Merenda de qualidade e acompanhamento da nutri Liliane Vargas durante todo o ano e ainda sobrou muitos não perecíveis para o início do próximo ano.

• Desfile cívico no aniversário de Tombos em 21 de maio e em 7 de setembro, comemorando a Independência do Brasil.

• Participação das escolas na 1ª OBMEP e que houve ótimos resultados.

• Houve o cancelamento do Momento Cultural, para que os alunos tivessem um reforço maior, é dever de um gestor olhar prioridades do momento e realmente foi muito positivo (Segundo a Secretária). O Momento Cultural exige muitos ensaios e as crianças ficam muito tempo por conta deles, sendo assim, foi a melhor opção do momento.
No próximo ano acontecerá, mas, reformulados.

• Atendimento mais seletivo para os alunos Autistas, com professores preparados e supervisão exclusiva, considerando grande avanço.
• Pela primeira vez foi incluída ao calendário das escolas a FEIRA DE CIÊNCIAS, onde pudemos concluir e ouvir de muitos profissionais e pais, o quanto foi importante, além da aprendizagem que se tornou inesquecível.

• Aquisição de um ônibus com acesso para portadores com deficiência escolar para transportar os alunos do CMEI.

• Aquisição de mais um ônibus através de emenda parlamentar que irá ajudar muito, pois os antigos estavam muito deteriorados.

• Toda demanda oferecida pelo PAR fizemos adesão, do ônibus ao lápis, está tudo registrado no FNDE e nenhuma pendência que possa impedir de conseguir, agora é esperar.

• Reunião para composição dos novos membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar).

• Todos os questionários do MEC respondidos em tempo hábil.

• Excelente trabalho de todos os profissionais no decorrer do ano, atividades super criativa, passeios, comemorações, etc.

• PME praticamente reformulado e em breve será entregue aos profissionais para possíveis alterações e enquanto isso mantemos em dia todo monitoramento do anterior.

• A CRECHE depois de anos de inaugurada não existia no FNDE. Mais uma prova a vencer! A Prefeita Russa teve 30 dias para colocar toda documentação em dia, prestar contas da obra, que não foi realizada quando construíram. Caso contrário devolver mais de R$ 1.000.0000. Isso em plena crise causada pelo governo estadual, mais um gasto extra e desgaste também.

• Todos os profissionais estão com salários em dia.
“Obrigada a todos que trabalharam em cada uma de suas funções com responsabilidade e consciência de que EDUCAÇÃO é responsabilidade e que deram o melhor de si para oferecermos qualidade aos nossos alunos.
Tivemos o resultado do IDEB de 2017 muito positivo, atingindo a meta de 2021.
Obrigada a toda equipe da SME que muito me deram forças, à prefeita Russa pela confiança, à Assessoria HETIKOS JG Naiá Araújo. Diretoras e todos os secretários que me deram socorro quando precisei”.
Gratidão define esse fechamento de ano. Disse a Secretária Valkíria Rosestolato.