A- A A+

Telefone: (32) 3751 1595 / 3751 1588 / 3751 1112 / 3751 1400  |  E-mail: gabinete@prefeituratombos.mg.gov.br

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 187
Terça, 25 Abril 2017 14:54

Plano de Manejo da APA

A área de Proteção Ambiental Água Santa de Minas, Unidade de Conservação de Uso Sustentável do município de Tombos, Minas Gerais, tem seu Plano de Manejo elaborado pelo Centro Brasileiro para a Conservação da Natureza, Universidade Federal de Viçosa e pesquisadores associados.O Plano de Manejo foi elaborado com recursos de compensação ambiental da Anglo American Minério de Ferro Brasil S/A.

APRESENTAÇÃO TÉCNICA

A Área de Proteção Ambiental Água Santa de Minas (APA-ASM), está localizada no município de Tombos, MG e com seus 15.680 hectares representa um grande desafio do Município, pois abriga importantes remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual, correspondente a 32,62% de sua área, além de abrigar cerca de 252 nascentes que abastecem os mananciais que fornecem água para a cidade de Tombos e alimenta a bacia do Rio Carangola.

A Área de Proteção Ambiental Água Santa de Minas, possui ainda, importante patrimônio histórico cultural em função da existência da Gruta da Pedra Santa, importante centro de atração de romeiros que acreditam nos valores religiosos e espirituais do local. O Município possui ainda duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN‟s), a RPPN Dr. Marcos Vidigal de Vasconcellos (84,20 ha), que está inserida na APA-ASM e RPPM Darcet Batalha (306,44 ha).

O município de Tombos está localizado em área de domínio da Mata Atlântica, com predomínio da Floresta Estacional Semidecidual, apresentando fitofisionomias de Floresta Estacional Semidecidual Montana e Submontana. O município apresenta uso predominante do solo agropecuária, especialmente o café e a pecuária, além do turismo, em função de suas cachoeiras, grutas e rotas de caminhada e peregrinação.

A Efetividade de Manejo de uma APA passa principalmente pela existência e pelo cumprimento do seu Plano de Manejo ou Plano de Gestão.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente (MMA 2017), o“plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Eleestabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação (UC), seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais”.

Texto elaborado pelo Prof. Dr. Gumercindo Souza Lima (Tombos, 2016) e editado pelo biólogoMe. Daniel Ferraz (Assessor Ambiental – Prefeitura Municipal de Tombos) em 25 de abril de 2017.

Acesse o link para acesso ao documento.
  pdf Plano de Manejo da APA